Páginas

terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vamos dar uma chance às dinâmicas de grupo

Salut,

Este post é bem específico pra você que, como eu, está em busca de uma vaga no mercado de trabalho (especialmente meus colegas da facu) e que tem se defrontado com as temidas dinâmicas de grupo.
Só este ano eu participei de seis dinâmicas e ao contrário de que ando vendo por Facebooks da vida, não considero as dinâmicas um sofrimento ou calvário, considero-as como um aprendizado. E é este ponto de vista que eu gostaria que vocês adotassem. O quê eu quero dizer é que na dinâmica temos uma oportunidade de colocarmos o conhecimento adquirido na universidade em prática e ainda absorver um conhecimento prático, uma expertise, da dinâmica empresarial durante a realização das tarefas. Além disso, podemos aprender com pessoas que não são da nossa área (sempre participei de dinâmicas com pessoas que faziam outros cursos) e formar uma boa network.

Não passar em uma dinâmica não significa que somos ruins, só que não temos o perfil da empresa, ou demos bobeadas que jovens em início de carreira como nós não nos damos conta. Enfim, não passar na dinâmica o fará refletir em pontos que talvez você tenha pecado e o tornará mais maduro profissionalmente.
Para ajudar quem está nesta luta ou pretende enfrenta-la, vou mostrar pontos que eu errei (como eu disse, a gente acaba refletindo) e como superei isso.

O primeiro ponto é ser bem atento àquilo que se está sendo proposto e uma leitura detalhada do case, pois a não compreensão do que se está fazendo poderá ferrar (olha como eu tô light hoje) seu trabalho. Pode parecer besta, mas em certa dinâmica que participei, um garoto ficou com dúvida (talvez pelo nervosismo) e quase prejudicou o grupo.

Segundo ponto, na hora da apresentação pessoal, tente ser sincero, claro e tranquilo, pois você está falando de você!! Uma dica que dou é você fazer um esquema mental do que você dirá (priorizar suas características profissionais, as baladas que você frequenta ou a sua comida favorita podem ficar para depois) para não se perder no que estiver falando e esquecer que tem formação técnica (como essa blogueira aqui já se esqueceu certa vez), por exemplo.

Agora uma dica de ouro, sempre fale!! Não importa que o tempo seja curto e o grupo é grande, fale, explique, se expresse!! Eu já tive este problema e perdi uma ótima oportunidade em uma multinacional (sei que é difícil de imaginar eu quieta, mas as circunstâncias eram desfavoráveis). Em outra dinâmica que eu estava, um garoto muito inteligente (que deu quase todas as ideias do grupo) não falou e a coordenadora do processo deu o feedback para ele, durante a própria dinâmica, por dó talvez, dizendo que esperava ouvi-lo mais.

E por falar em dar ideias, quando forem propostos cases desse tipo não fique só olhando os outros darem ideias, aja, fale, por mais estúpida que seja sua ideia (certa vez fiz uma dinâmica com estudantes de publicidade, e fiquei tão coagida pela quantidade de ideias elas propunham que fiquei muda, só anotando).

Além disso, sempre que for possível, assuma a liderança do grupo. Sei que é difícil pensar em liderar pessoas que você nunca viu antes, mas se esforce em fazer o grupo trabalhar junto, respeitar o tempo e finalizar a tarefa, pois um grupo sem líder, ou alguém para executar aquelas famosas funções do administrador poderá ficar confuso, desorganizado e conflituoso. Porém, se você não tem esse perfil de líder (estranhamente eu consigo liderar bem grupos só de homens, no entanto se tiver pelo menos uma garota, já encontro dificuldades XD), não tente inventar um, note quem no seu grupo está mais próximo disso e apoie-o.

Por fim, se você nunca trabalhou ou estagiou e pretende colocar um pouco daquilo que o Fayol dizia em prática (ou qualquer outro desses tiozinhos teóricos) e aprender de maneira mais prática as tretas do dia-a-dia das empresas, inscreva-se nos programas de estágio da vida (mesmo sem a pretensão de passar, vai que dá certo) e vivencie essas experiências. E use o que você aprender lá na sua vida. Aproveite também para fazer contatos (pegando o Facebook dos outros candidatos, por exemplo) e já comece a formar uma network com pessoas que ao contrário dos nossos colegas da turma, fazem cursos diferentes e vem de universidades diferentes expandindo seus contatos (que sempre é bom). That’s all folks!


Olha os tiozinhos clássicos aí!!


5 comentários:

  1. Oi Andreia!
    Coloquei um link seu junto com os meus parceiros do blog.
    Vlw!

    ResponderExcluir
  2. Legal o post acho que essas dicas vão ser úteis, hoje, amanhã ou algum dia .

    ResponderExcluir
  3. Marinho, valeu!! Aguarde novos posts!!

    Accelerator, tenho a leve impressão que você nunca usará essas dicas (vai morrer blogueiro!!)

    ResponderExcluir
  4. Ótimas dicas :3
    Me lembrei da única dinâmica de grupo que fiz, a coordenadora sugeriu que recriássemos a história da branca de neve, e fizemos anões filhos do John Winchester que olhavam na internet e nos livros do pai como desfazer o encanto da bruxa kkkk
    (não passei, mas eu guardei algumas coisas q usei depois em uma entrevista na qual consegui meu primeiro emprego)

    ResponderExcluir
  5. --- http://www.estudameufilho.com/vamos-dar-uma-chance-as-dinamicas-de-grupo/ ---

    ResponderExcluir